Fórum das Políticas Públicas é uma iniciativa de professores e investigadores de políticas públicas do ISCTE-IUL que se realiza desde 2012.


A percepção de que a política fiscal não cumpre os objetivos de equidade e de competitivadade necessários à redução das desigualdades e à promoção do crescimento económico, e as novas questões relacionadas com a concorrência fiscal global, sustentabilidade ambiental e coesão territorial foram o ponto de partida para, em colaboração com o Conselho Económico e Social, analisar e debater as políticas fiscais em Portugal.

Coordenação: Maria de Lurdes Rodrigues e Pedro Adão e Silva



Em 2016 assinalou-se a passagem de 40 anos da aprovação da Constituição no dia 2 de Abril de 1976. Este foi pretexto para, em colaboração com a Assembleia da República, analisar e debater os fundamentos constitucionais das políticas públicas em Portugal.

Coordenação: Maria de Lurdes Rodrigues e Pedro Adão e Silva



Em 2015 o ISCTE-IUL volta a ser a casa do Fórum das Políticas Públicas. Nesta edição, além das sessões de debates e da edição especial da "Quadratura do Círculo", foi lançado o livro Governar com a Troika: políticas públicas em tempo de austeridade (Almedina, 2015)

Coordenação: Maria de Lurdes Rodrigues e Pedro Adão e Silva



Nos dias 18, 19 e 20 de Março decorreu a 3ª edição do Fórum das Políticas Públicas no Grande Auditório do ISCTE-IUL que contou, mais uma vez, com o apoio da TSF e SIC Noticias

Coordenação: Maria de Lurdes Rodrigues e Pedro Adão e Silva



A 2ª edição do Fórum das Políticas Públicas contou mais uma vez com o apoio da TSF e da SIC Noticias, passando a integrar no programa uma emissão especial da "Quadratura do Círculo".

Coordenação: Maria de Lurdes Rodrigues e Pedro Adão e Silva



No dia 26 de Janeiro de 2012 teve lugar a sessão inaugural do Fórum das Políticas Públicas. Este Fórum constitui um espaço de reflexão e debate sobre as políticas públicas que procura contribuir para o desenvolvimento e modernização da sociedade portuguesa. O seu lançamento no ano em que o ISCTE-IUL comemorou o seu 40.º aniversário teve por isso um particular significado.

Coordenação: Maria de Lurdes Rodrigues




As intervenções e debates das anteriores edições do Fórum foram reunidos em diferentes publicações: Políticas Públicas em Portugal (INCM, 2012); Políticas Públicas para a Reforma do Estado (Almedina, 2013); Governar com a Troika: políticas públicas em tempo de austeridade (Almedina, 2015); Fundamentos Constitucionais das Políticas Públicas (Sociologia, Problemas e Práticas, número especial, 2016) .